Avançar para o conteúdo principal

Quercus distingue praias de Cascais com Qualidade de Ouro

Por CASCAIS24



Abano, Avencas, Azarujinha, Bafureira, Carcavelos, Cresmina, Guincho, Moitas, São Pedro do Estoril, Tamariz e Parede são as praias do concelho de Cascais distinguidas com 11 bandeiras Qualidade de Ouro, atribuídas pela organização ambientalista Quercus. 

Em comunicado divulgado esta sexta-feira, a Quercus salienta que este contributo de carácter ambiental “pretende criar e motivar os municípios portugueses a construírem e dinamizarem uma cultura de desempenho ambiental consolidado, com reflexos na qualidade da água balnear”. E acrescenta que, a montante, são necessárias atitudes e planeamento direcionado para a sustentabilidade e educação ambiental".

A atribuição das 11 bandeiras Qualidade de Ouro a Cascais respeita uma série de critérios, entre os quais “a água ter apresentado uma qualidade Excelente, nas cinco últimas épocas balneares”. 

Recorda-se que, pelo segundo ano consecutivo, Cascais não hasteou bandeiras azuis por divergências com a Associação Bandeira Azul da Europa. Desde 2016 que o município de Cascais recusa hastear bandeiras azuis e, consequentemente, este ano não apresentou qualquer candidatura. “A qualidade das águas mantém-se totalmente assegurada”, garante o município, reforçando que “a prova chegou com as bandeiras de Qualidade de Ouro entregues pela Associação Ambientalista Quercus”. 



"Temos orgulho no trabalho feito ao longo do ano e no esforço das entidades que garantem a qualidade das nossas praias todo o ano", afirmou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, por ocasião da abertura da época balnear, explicando que em causa estão divergências quanto ao método de análise da qualidade das águas: enquanto a Agência Portuguesa do Ambiente (as análises oficiais para a ABAE) realiza análises mensais, Cascais contrapõe com análises semanais por uma questão de rigor. Basta que a análise mensal seja feita num dia de chuva para comprometer o seu resultado. Daí a exigência da autarquia para que a ABAE aceite as suas análises semanais, que são efetuadas pelas Águas de Portugal. 

A mais longa época balnear do país abriu em Cascais, a 1 de maio, e prolonga-se até 30 de setembro, com um reforço de investimento na ordem dos 500 mil euros na limpeza e manutenção de praias. 

Para além de Cascais, a Quercus atribuiu ainda bandeiras de Qualidade Ouro a praias de Peniche, Matosinhos, Loulé e Grândola. Os concelhos algarvios de Aljezur, Lagoa e Portimão apresentam oito zonas balneares com qualidade, às juntam-se Figueira da Foz e Póvoa de Varzim”.

Ao todo, este ano, a organização ambientalista atribuiu 396 bandeiras Qualidade de Ouro.

Comentários

  1. A qualidade da água pode ser óptima na Azarujinha,o sitio é uma benção, mas tudo o que a natureza não faz, é péssimo. A Câmara devia tratar melhor esta pérola, e não aproveitar-se da boa qualidade da água para fazer esquecer as horriveis condições de higiene e sanitárias do espaço.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário